Lula ultrapassa tempo de discurso e ONU desliga microfone
- dirochanews
- 22 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) excedeu o tempo de discurso destinado aos chefes de Estado neste domingo (22/09/24) durante um evento prévio à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, que será realizada na terça-feira (24/09). Segundo as regras do encontro, as autoridades tinham 5 minutos para falar, e o microfone seria cortado caso o tempo fosse ultrapassado. Na “Cúpula do Futuro”, organizada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o microfone de Lula foi silenciado ao atingir o limite, conforme estipulado.
Lula, no momento, abordava a sub-representação dos países do Sul Global em organizações multilaterais, destacando a necessidade de que essas nações sejam representadas de maneira adequada ao seu peso político, econômico e demográfico. O presidente da 79ª Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, de Camarões, tentou alertar Lula, que prosseguiu seu discurso mesmo sem o microfone. A tradução simultânea também foi interrompida, mas voltou nos momentos finais da fala. Ao concluir, Lula bateu as mãos no púlpito.
A sessão de domingo seguiu o formato "pinga-fogo", com discursos rápidos de chefes de Estado de diferentes países. Antes de Lula, os presidentes de Serra Leoa e do Iêmen também tiveram seus microfones cortados por excederem o tempo. No total, 81 autoridades discursaram, e vários ultrapassaram o tempo limite.
O encontro, que precede a 79ª Assembleia Geral da ONU, aprovou o "Pacto para o Futuro", um documento que estabelece compromissos com reformas no sistema multilateral, abrangendo temas como desenvolvimento sustentável, paz, segurança internacional e a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Como o evento oficial ainda não havia começado, muitas delegações não compareceram à Cúpula do Futuro. O auditório da sede da ONU, com capacidade para 2.000 lugares, estava parcialmente ocupado.
Comments