O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que decolou da Cidade do México às 17h30 (horário de Brasília), teve problemas técnicos no motor e precisou retornar.
Contudo, a aeronave não conseguiu pousar porque o seu tanque de combustível estava completamente cheio.
O piloto deveria sobrevoar a área por cerca de quatro horas para consumir combustível e, dessa maneira, aterrissar com mais segurança.
De acordo com fontes, uma opção considerada seria derramar combustível antes da decolagem. Um avião de reserva estava à espera da delegação presidencial no aeroporto, pronto para decolar rumo ao Brasil.
A primeira-dama Janja da Silva, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o economista Gabriel Galípolo, que foi indicado para a presidência do Banco Central (BC), e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estavam no avião com Lula.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, através de um comunicado, que a "aeronave presidencial VC-1 teve um problema técnico após decolar do aeroporto da Cidade do México".
Ele também declara que "depois de executar com êxito os procedimentos de segurança para resolver o problema apresentado, os pilotos aguardaram o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo de onde decolaram, fazendo a troca de aeronave e retornando a Brasília".
Depois de concluir com sucesso as ações de segurança para solucionar o problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeroporto de onde decolaram.
Comments