Zelensky discursa na ONU e desaprova a proposta do Brasil e da China para a guerra na Ucrânia.
- dirochanews
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou na Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (25), onde criticou a proposta de paz apresentada pelo Brasil e pela China para a guerra na Ucrânia. Ele afirmou: “Precisamos deixar claro: a guerra acabou. Esta é a fórmula da paz. Se alguém tenta ignorar algum ponto, provavelmente quer seguir os passos de Putin." Zelensky questionou o verdadeiro interesse de quem promove alternativas à paz justa e pediu apoio global, destacando que a Ucrânia não aceitará imposições de um passado colonial.
O Brasil e a China pretendem retomar as discussões sobre a proposta de paz em uma reunião com 20 países do Sul Global, marcada para a próxima sexta-feira (27) em Nova York. O encontro, coordenado pelo embaixador Celso Amorim, visa ouvir as contribuições desses países para revisar a proposta de seis pontos apresentada em maio, que não teve avanços desde então. Países como África do Sul, Egito e Arábia Saudita estão entre os convidados, enquanto a maioria dos europeus, que apoiam a Ucrânia, ficará de fora.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, discutiu a possibilidade de intermediação do Brasil e da China em uma conversa com Luiz Inácio Lula da Silva. O plano de seis pontos inclui o início de negociações de cessar-fogo, uma conferência internacional de paz, e um apelo ao aumento da assistência humanitária e ao respeito pelos civis e pela infraestrutura essencial.
Comments